Como estruturar um plano de Governança de Dados? Estudo de caso da GE

Governança de Dados

 

Neste artigo, apresentamos dicas para estruturar um bom plano de governança de dados e em seguida, descrevemos um breve estudo de caso da GE Aviation.

 

Estruturação de um plano de Governança de Dados

 

Em textos anteriores, abordamos os principais itens de um programa de governança de dados. Após especificar padrões, políticas, procedimentos e responsabilidades referentes à propriedade e atividades relacionadas com dados, você precisa reunir tudo o que planejou em um plano de negócios final, pronto para apresentar aos seus stakeholders. Uma boa estrutura para isso é algo como: 

 

Leia mais...

Business Intelligence: Não se afogue nos dados

Business Intelligence: não se afogue nos dados

 

De acordo com um relatório do Aberdeen Group, as organizações reportam que a cada ano os dados que usam para análise crescem 40% em média.

Uma grande parte dessa explosão de dados é formada por dados não estruturados que são difíceis de formatar e avaliar por meio de análise de dados (data analysis).

Leia mais...

BPM em cinco palavras

BPM em 5 palavras

 

Uma boa definição de Business Process Management (BPM) pode ser:

  

“BPM é uma metodologia ou disciplina (não apenas uma tecnologia) para gerenciamento completo de um processo, não apenas de tarefas individuais. É um meio para melhorar a performance de processos e seus resultados. Um processo pode abranger tarefas manuais e automatizadas, unindo pessoas, sistemas, dados e ativos.”

 

Leia mais...

O que é importante em uma RFI ou RFP em um projeto de Business Analytics?

RFI ou RFP em projeto de Business Analytics

 

Existe uma grande variedade de ferramentas de business analytics e todas têm diferenças entre si. Os softwares variam muito em termos de funcionalidades e usabilidade. Nem todas as soluções podem resolver todos os tipos de necessidades analíticas avançadas e existem classes diferentes de usuários, onde alguns precisam construir modelos estatísticos, enquanto outros precisam somente usá-los.

Leia mais...