Por que as instituições financeiras precisam do MDM?

Master Data Management

 

Chegamos à metade do ano e, como todos os anos, os especialistas da indústria têm suas previsões sobre o que esperar nos próximos meses. Como nos últimos períodos, muitos bancos e companhias de seguros precisam de recursos tecnológicos para enfrentar os imperativos mais urgentes do cenário econômico indefinido, incluindo:

  • Cumprir o compliance regulatório: novas leis e regulamentos a todo o momento, além das existentes, são um desafio para bancos e empresas de mercados de capitais, para garantir que possam medir o risco em uma perspectiva empresarial e global.
  • Melhorar a experiência do cliente: Tanto faz chamar de multicanal ou cross channel, trata-se de intensificar os investimentos para modernizar os sistemas de atendimento ao cliente, plataformas críticas bancárias e de seguros e infraestrutura de pagamentos.
  • Aumentar a participação da carteira (wallet share): apesar dos esforços passados, o wallet share dos clientes existentes entre bancos e seguros permanece baixo em todas as regiões, com uma média baixa de produtos por relacionamento com clientes. Em resposta, a indústria está focada no desenvolvimento de ofertas personalizadas para impulsionar o engajamento.
  • Consolidação da indústria: os analistas preveem o surgimento de novas fusões e aquisições em todos os setores de serviços financeiros, à medida que as empresas buscam aumentar a participação no mercado através de aquisições.

Todos esses imperativos apontam para a importância de ter dados mestres e referência consistentes, abrangentes e oportunos, disponíveis para o negócio. Do ponto de vista da tecnologia, estamos falando sobre a importância de ter uma solução de gerenciamento de dados mestres (MDM) empresariais.

 

O que é Master Data Management (MDM)?

Em síntese, o gerenciamento de dados mestres (MDM) é uma metodologia que identifica a informação mais crítica dentro de uma organização e cria uma fonte única confiável para gerar processos de negócios. O MDM envolve uma série de soluções de tecnologia, incluindo integração de dados, qualidade de dados e gerenciamento de processos de negócios (BPM).

 

Uma solução eficiente de MDM oferece:

  • Uma visão única dos dados: criar uma visão única e confiável de dados críticos para o negócio, a partir de informações diferentes, duplicadas e conflitantes, permite que você veja, por exemplo, que a ABC S.A. e o Grupo ABC são entidades relacionadas.
  • Uma visão de 360 graus das relações: as regras de negócios permitem que você identifique as relações entre os dados, para que você possa combinar dados mostrando que a ABC S.A. emprega 350 pessoas, que também são detentoras de empréstimos pessoais com sua instituição.
  • Uma visão completa de todas as interações: integrar as transações e as interações que ocorreram com um determinado produto, cliente, avalista ou outro elemento de dados oferece uma visão completa desse cliente.

 

Quais são os benefícios da adoção do MDM?

A adoção do MDM permite que as instituições financeiras:

  • Melhorem a gestão de riscos e o compliance regulatório, garantir que as equipes de risco e conformidade tenham acesso aos dados mais recentes e mais precisos de atores e de entidades legais a partir de sistemas internos e provedores de dados externos, define com precisão as relações hierárquicas legais entre elas e as relacionam, para gerenciar riscos corretamente e cumprir com os regulamentos relacionados ao risco.
  • Administrem campanhas mais efetivas ao entregar visões abrangentes de seus clientes para as equipes de vendas e marketing, relacionamentos com contas importantes e atualizadas, outros clientes atuais, clientes potenciais e funcionários. Mais importante, tenha segurança que, quando a informação crítica é alterada em qualquer sistema, o MDM identificará essa alteração e atualizará o registro existente e o sincronizará de volta para os outros sistemas que exigem esse registro atualizado em tempo real.
  • Ofereçam uma experiência multicanal de cliente, garantindo que novos investimentos em sistemas e aplicações tenham acesso às informações mais precisas e abrangentes acessíveis aos clientes, independentemente do ponto de contato em tempo real.
  • Acelerem os requisitos de fusões e aquisições com a importação, racionalização e entrega de dados empresariais críticos de produtos, funcionários e outros dados importantes para o negócio, visando subsidiar relatórios financeiros consolidados, gerenciamento de riscos, campanhas de marketing de venda cruzada e outras necessidades comerciais de fusões e aquisições.

  

Como escolher a solução certa de MDM?

Todas as soluções de MDM apresentam diferenças. Dadas as tendências de mercado, é importante analisar as seguintes funcionalidades ao investir em uma plataforma MDM:

  • Acesso universal a dados: a solução que você escolher deve ter a capacidade de acessar esses dados de sistemas diferentes, administrar, atualizar e compartilhar os registros confiáveis mais recentes de um lado a outro de qualquer sistema, aplicativo, on premise ou na nuvem. Dado o grande número de sistemas nas empresas de serviços financeiros atualmente, ter seus dados inacessíveis é uma péssima opção.
  • Governança interna de dados: procure uma solução que permita aos usuários empresariais colaborar com os administradores de dados e TI para acessar, administrar e compartilhar dados mestres abrangentes (por exemplo: cliente, produto, funcionário, avalistas, contratos). Além disso, procure uma solução que ofereça flexibilidade em seu processo de governança, por meio de fluxos de trabalho configuráveis ​​e coordenação de processos de negócios.
  • Relações baseadas em regras empresariais: procure uma solução que lhe permita criar regras de negócios para definir as relações entre cada domínio, para maior compreensão e valor.
  • Arquitetura que permita crescer com as necessidades de sua empresa: você pode começar com um único domínio (por exemplo: clientes), no entanto, procure uma solução que possa gerenciar vários domínios em uma única solução.
  • Sucesso e adoção comprovados: a experiência e o sucesso são óbvios. É importante procurar uma solução que tenha adoção no mercado. Não confie apenas na publicidade extravagante de marketing ou em um vendedor com um Power Point bonito. Procure provas de adoção.

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados