A vantagem técnica do Master Data Management

 

Do ponto de vista do BI, as maiores contribuições do MDM giram em torno de sua capacidade de fazer três coisas técnicas de forma extremamente eficiente:

 

1 Dimensões conformadas

 O sistema MDM remove a maior parte do esforço de transformação que geralmente ocorre para preencher estruturas de dados conformadas. Portanto, seus recursos de data warehouse podem se concentrar em responder questões de negócios em vez de integrar dados.

2 Mudança lenta de dimensões


O MDM resolve os problemas de desempenho que normalmente ocorrem quando os desenvolvedores de data warehouse adotam uma abordagem de dimensões que mudam lentamente. Ao fornecer uma opção de rastreamento de histórico, ele registra todas as alterações em uma entidade de dados de referência, para que o data warehouse possa se concentrar no rastreamento das mudanças de segmentação de dados como dimensões que mudam lentamente.

E se um usuário quisesse consultar o histórico de uma dimensão sem mudança lenta para um registro, ele poderia apenas revisar as tabelas de histórico no sistema MDM.

3 Linhagem de dados

 Como mantém a linhagem de dados detalhada para cada campo em cada registro (até o nível da célula), o MDM elimina a necessidade de um rastreamento manual demorado de dados.

 Isso significa que, ao invés de consultar em todas as suas tabelas de teste para descobrir "por que o valor do nome do cliente para um registro é João da Silva", você pode simplesmente acessar o sistema MDM e identificar o sistema fonte a partir do qual o valor veio. O MDM registra até mesmo o histórico de fusões de registros.

 

O que faz um data warehouse turbinado por um sistema de MDM (e por que é muito importante)

 Ter uma fonte limpa para atualizar constantemente os dados alimentados em seu data warehouse significa que seus sistemas de análise e inteligência de dados estão sendo executados com o único tipo de dados que eles deveriam consumir: dados confiáveis, autoritários e precisos, que representam uma única versão consolidada da verdade.

São ótimas notícias para todos os que entraram em contato com os relatórios e os dados que saíram do sistema de BI em que você investiu tanto tempo e dinheiro.

Líderes empresariais podem tomar melhores decisões com segurança ao saber que seus relatórios estão fornecendo uma visão cristalina da imagem inteira.

Analistas de negócios não precisam gastar todo seu tempo procurando erros e inconsistências. Eles conseguem fazer o trabalho pelo qual você os contratou (análise os dados). Também podem validar suas intuições com mais facilidade e testar suas hipóteses de forma mais completa.

Profissionais de TI e os arquitetos de dados podem se concentrar em melhorar a qualidade dos dados em si, em vez do canal que os está fornecendo. Além disso, eles não terão que programar sempre que um esquema muda, porque sabem que estão trabalhando com um sistema que está preparado para a melhoria e integração contínuas.

Profissionais de conformidade podem produzir relatórios com o nível de precisão que os reguladores exigem. Mais importante: melhores relatórios os empoderam para impor os padrões que foram contratados para defender.

 

Conclusão

 São muitos os benefícios de um sistema de business intelligence que funciona com informações precisas, em que você realmente pode confiar. E o MDM desempenha o papel principal para entregar ao seu sistema de BI esse diferencial.

Se o seu negócio é tomar decisões mais inteligentes, sua inteligência de negócios deve trabalhar com dados melhores.

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados