6 Formas de trazer a Visualização de Dados para o Master Data Management

Data visualization

 

Nós, humanos, somos grandes aficionados da tecnologia, especialmente quando é apresentada de uma forma visual e impressionante. As informações atraentes e coloridas são processadas pelo nosso cérebro mais rápido e, portanto, a visualização é um aspecto fundamental do mundo rico em dados de hoje.

 

 Durante muito tempo, a atenção para as interfaces de usuário para os sistemas de MDM era quase nula. Eu acho que o MDM sendo percebido como um aplicativo "sem dono" levou todos a enfatizarem mais a criação de dados de qualidade e menos em fornecer acesso a ele de forma visual mais agradável e eficiente.

 

Felizmente, essa noção está mudando. Podemos ver o efeito da visualização de dados em muitas formas diferentes nas soluções MDM de hoje. Aqui estão algumas maneiras em que novas interfaces estão sendo criadas em torno do MDM:

 

1. Aplicações de stewardship (gerenciamento estratégico de dados) 

A segmentação dos administradores de dados e a criação de formas pelas quais esses usuários podem acessar dados mestres podem tornar o uso do MDM extremamente atrativo. Algumas das principais funcionalidades que você pode obter aqui são: vistas lado a lado para comparar registros de clientes duplicados, exibições de hierarquia sofisticadas que permitem arrastar e soltar recursos, completar imagem de dados mestres de maneiras inovadoras e visuais.

 

2. Criar interfaces ricas de usuário 

É bom ter certeza que os dados mestres sejam visualmente atraentes para os usuários. Crie uma interface de usuário rica, que permita uma visualização significativa e bem articulada de dados. Por exemplo, em vez de mostrar o endereço do registro do cliente no formulário de texto, você pode usar um mapa incorporado que melhore a experiência visual e, ao mesmo tempo, seja mais atraente.

 

3. Fornecer acesso visual impressionante em qualquer lugar 

Vivemos em uma era móvel. Permitir o acesso a dados mestres a partir de um navegador de internet e por dispositivos móveis é uma enorme vantagem. Isso ajudará imensamente os usuários que estão fora de suas bases.

 

4. Permitir flexibilidade e configuração 

Ofereça maneiras pelas quais os usuários podem facilmente personalizar aplicativos de interface, com base no tipo de dados que administram no MDM. Além disso, permita que os usuários possam personalizar as telas. Uma adaptação baseada em widgets permite um arrastar e soltar mais fácil, para que os dados certos estejam no lugar certo, dependendo da preferência específica do usuário.

 

5. Permitir recursos integrados de pesquisa, filtragem e facetamento 

A pesquisa é um aspecto importante de uma interface de usuário (UI) de dados mestres. Permita que os usuários pesquisem dados mestres usando textos de um formulário livre. A combinação com diferentes graus de aplicabilidade é a chave aqui e uma vez que um conjunto de resultados é retornado, permite técnicas de filtragem e facetamento. Isso permite que os usuários classifiquem e visualizem os dados de várias maneiras, em vez de uma única ordem pré-determinada.

 

6. Fornecer scorecards de qualidade de dados visuais 

Apresentar informações importantes para chamar a atenção dos usuários do sistema é uma enorme vantagem. Um dos principais objetivos do MDM é abordar problemas de qualidade de dados. Fornecer telas dinâmicas que podem exibir qualidade de dados no MDM pode ser uma ótima característica e ajuda o engajamento.

 

Essas são apenas algumas coisas que vêm à mente, mas a visualização de dados cria oportunidades ilimitadas. Uma ótima interface do usuário pode ajudar “dar uma cara” para o MDM. Isso também ajudará a reduzir o fosso entre TI e negócios, eliminando a abordagem "sem dono" e facilitando a adoção do MDM em sua empresa.

 

O que você acha? Como a visualização de dados e o MDM estão se integrando? Compartilhe seus pensamentos através dos comentários. E não se esqueça de melhorar o seu MDM com alguma visualização legal!

 

Conclusão

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados