MDM é a chave para o engajamento inteligente

 

Cada vez mais os especialistas afirmam que a experiência do cliente (CX) é o novo campo de batalha para empresas e marcas. Esse fato é inegável, considerando que 86% dos consumidores brasileiros trocaram de fornecedores no ano passado devido ao mau atendimento ao cliente, segundo a 11th annual Accenture Global Consumer Pulse Survey.

 

O engajamento do cliente de alto valor se inicia com o MDM

 

Os consumidores de hoje definem padrões elevados. Eles não têm paciência para experiências ruins de interação, especialmente quando as deficiências são causadas por dados defeituosos. Com erros fundamentais acontecendo de forma crescente, tais como faturas que chegam a endereços anteriores ou pagamentos relacionados a contas erradas, esses consumidores simplesmente trocam de fornecedor.

 

Esta cena se desenrola em inúmeras empresas, grandes e pequenas. Mesmo algumas das maiores marcas lutam contra dados duplicados, conflitantes e díspares dos seus sistemas.

 

Os líderes empresariais sabem que seus dados devem ser relevantes e confiáveis para que as operações funcionem sem problemas, mas muitos não se concentraram no gerenciamento de seus dados críticos de negócios usando MDM e governança de dados. Consequentemente, associar dados aos clientes certos e construir um perfil eficaz desses clientes é praticamente impossível.

 

 

O MDM está no coração do foco no cliente

 

Hoje, aqueles que obtêm benefícios com a experiência do cliente sabem que o MDM é parte integrante no sucesso em mercado altamente competitivo. Eles entendem que a centralização no cliente requer tecnologias estrategicamente empregadas, como o MDM, que oferece a versatilidade, para que se movam ao ritmo das demandas em constante evolução dos consumidores modernos.

 

O compromisso de engajar os consumidores de hoje começa com a unificação e a reconciliação de informações diferentes em silos de aplicativos, para construir uma visão precisa do cliente. Em seus primórdios, o MDM unificou e reconciliou esses dados críticos de contato, como nome, números de telefone, endereços postais e de e-mail em vários sistemas e aplicativos.

 

Atualmente, o MDM se concentra muito além das informações básicas de contato. É a única forma de integração que fornece informações sobre as relações de dados que vinculam os dados do cliente com as preferências e comportamentos derivados de dados anteriormente inexplorados, incluindo:

 

  • Dados de transação: sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), sistemas de gerenciamento de pedidos e cobrança, sistemas de pontos de venda, transações de cartão de crédito e retiradas de caixa eletrônico.
  • Dados de interação: Chamadas telefônicas, e-mails, bate-papo on-line, acessos pela web e interações nas mídias sociais.

 

O resultado é essa incrível visão de 360 graus do cliente, que ajuda as empresas a se envolver melhor, segmentar, selecionar e personalizar experiências, identificar oportunidades de venda e venda cruzada e em grande parte, aprimoram sua estratégia geral de engajamento de clientes.

 

 

Conclusão

 

Para as empresas passando por uma transformação digital baseada em dados, um dos principais impulsionadores para o sucesso é incorporar o gerenciamento mestre de dados (MDM) na estratégia CX global. Essa combinação vencedora cria uma visão de 360 graus do cliente, o que é crucial para construir um negócio centrado no cliente e superar a concorrência na batalha pela sua fidelidade.

 

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