Quanto mais complexo o mercado de computação em nuvem se torna, mais precisamos de integração de dados

 

O mundo está ficando mais complexo, em termos de plataformas de nuvem e isso significa que precisamos de integração de dados mais do que nunca.

 

A computação em nuvem vive um momento de alta procura por empresas em todo o mundo.

 

No Brasil, a tendência também está sendo mantida. De acordo com um levantamento realizado pela Locaweb, a procura pela tecnologia aumentou 20% apenas no primeiro semestre de 2017, comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado é bastante animador, visto que, apesar do cenário de recessão econômica, as empresas mantiveram o investimento na área.

 

A crescente procura pela computação em nuvem se deve às vantagens de redução de custos e maior agilidade na entrega de soluções para clientes e parceiros. Por conta disso, o investimento das empresas nesta tecnologia deve aumentar 40% em 2018 em toda a América Latina, de acordo com dados da IDC. Para 2020, os números devem ser ainda mais positivos e o Brasil desempenha um papel importantíssimo no crescimento da procura por soluções de cloud computing.

 

 

O mercado público de computação em nuvem será mais heterogêneo

 

Considerando que o mercado público de nuvem será cada vez mais diversificado, as empresas escolherão colocar seus dados em mais do que um único provedor de nuvem pública. Assim, haverá conjuntos de dados em pelo menos dois, e esses conjuntos de dados precisam ser sincronizados entre as nuvens e entre as nuvens e os sistemas locais.

 

Os problemas com a integração de dados ficarão cada vez mais complexos. Considerando que as empresas estão se movendo para nuvens públicas em um ritmo acelerado e, em muitos casos, movendo-se para novos modelos de bancos de dados, como bancos de dados baseados em objetos e outros modelos não relacionais, a integração de dados torna-se chave.

 

A integração de dados fornece a capacidade de colocar toda a complexidade em um único domínio, isso é, na tecnologia de integração e os dados podem ser utilizados conforme as necessidades dos aplicativos de negócios.

 

 

O mundo torna-se mais complexo em torno do mercado emergente de nuvem pública

 

Não se trata apenas de se mudar para uma nuvem pública. Como estamos observando o ambiente global será multi-nuvem e não deverá existir um provedor único. Isso é uma coisa boa, do ponto de vista do mercado, pois as empresas se beneficiarão da concorrência de mercado, em termos de preço e valor entregue.

 

Pense nisso. Se a indústria automobilística fosse constituída por uma única empresa, você pagaria uma pequena fortuna por um carro e o produto seria um lixo.

 

Isso nos proporciona mais oportunidades, para que as empresas baixem os custos e ganhem mais agilidade com a nuvem. No entanto, isso também significa que precisamos nos tornar melhores na integração de dados para perceber esse valor. Talvez seja hora de começar a trabalhar.

 

 

Não perca os próximos textos e não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, BA, MDM, governança e integração de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

  

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook Integração de Dados

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados