As verdadeiras tendências de BI para 2018

 

A indústria de TI, assim como todas as indústrias em geral, sempre esteve sujeita a tendências de tecnologia e dos negócios, às vezes passando por grandes mudanças, como o desenvolvimento do computador pessoal, a computação cliente / servidor, a evolução da Internet e agora, a computação em nuvem. 

Nos últimos anos, surgiram novas tendências que tiveram uma enorme influência sobre como as organizações trabalham, interagem, comunicam, colaboram e se protegem.

 

As tendências da TI influenciam as estratégias, as operações e os investimentos das organizações de várias formas: a digitalização, a segurança e a privacidade parecem fazer mais manchetes agora, mas agilidade, nuvem, inteligência móvel e artificial também são importantes impulsionadores tecnológicos.

 

Essas tendências podem ser consideradas como os principais impulsionadores de uma série de tendências globais importantes, relacionadas ao uso de software e tecnologias para business intelligence / analytics (BI) e gerenciamento de dados ou à forma como o uso da tecnologia é organizado nas empresas.

 

 

A base das conclusões

 

O BI Trend Monitor 2018, um estudo da consultoria alemã BARC, um centro de pesquisas aplicadas em business analytics, reflete as tendências de business intelligence e gerenciamento de dados que atualmente impulsionam o mercado de BI, a partir de uma perspectiva do usuário.

 

A fim de obter dados úteis para o estudo, a BARC perguntou a 2.770 usuários, consultores e fornecedores quais as suas opiniões sobre as tendências mais importantes de BI. Suas respostas revelam uma visão abrangente do futuro do BI, bem como das diferenças regionais, empresariais e específicas do setor, oferecendo uma perspectiva objetiva e atualizada sobre o mercado de business intelligence.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossa visão sobre os resultados

 

Pela primeira vez, a qualidade dos dados e o gerenciamento de dados mestres foram votados como a tendência mais importante deste ano. Os 2.770 participantes da pesquisa enviaram uma mensagem forte: tópicos altamente atraentes como descoberta de dados, visualização e BI de autoatendimento não são nada sem uma base sólida de dados.

 

A inteligência de negócios não funcionará sem iniciativas abrangentes de integração de dados e qualidade de dados, mas elas precisam ser apoiadas com o nível certo de atenção, recursos e financiamento.

 

Todas as quatro principais tendências, descoberta / visualização de dados, self-service BI, controle de dados e preparação de dados para usuários corporativos estão relacionadas. Os usuários corporativos precisam de mais autonomia e agilidade quando se trata de integrar, analisar e visualizar dados. Muitas vezes, eles conseguem isso (por exemplo, usando ferramentas de autoatendimento), mas quando muitas pessoas têm muita liberdade para manipular e comunicar dados, uma demanda por mais governança de dados é a reação natural para restaurar a confiança nos dados e a eficiência na tomada de decisões.

 

Embora os casos concretos de uso de big data estejam prosperando, os participantes classificaram os tópicos mais gerais como "análise de big data" e "análise preditiva" como consideravelmente menos importantes do que nos anos anteriores.

 

O mesmo vale para BI móvel, desenvolvimento de agile BI e plataformas integradas para BI e gerenciamento de desempenho. Essa diminuição percebida na importância pode resultar da maturidade das tendências e do fato de que muitas empresas já as adotaram, abrindo espaço para que outros temas ganhem importância.

 

 

Conclusão

 

A Officeware tem sido há muito tempo fornecedora de soluções de Business Intelligence, Business Analytics, Master Data Management, Governança de Dados, Robotic Process Automation e BPM, para otimizar e transformar os processos de negócios.

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a RPA, BPM, BI, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.  

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

  

eBook Integração de Dados

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados