A importância do Master Data Management

A importância do Master Data Management

 

A importância da qualidade de dados e do gerenciamento de dados mestres (master data management) pode ser explicada de maneira muito simples: as pessoas só podem tomar as decisões certas com base em dados precisos. 

Por meio de seus mecanismos de agregação, os relatórios e análises de BI podem ajudar a revelar problemas de qualidade de dados. Os processos operacionais e de tomada de decisão também lucram com a alta qualidade dos dados.

 

O objetivo do gerenciamento de dados mestres é reunir e intercambiar dados principais, como dados mestres do cliente, do fornecedor ou de produtos, em vários sistemas. Além de um sistema ERP “mestre”, muitas empresas também trabalham com outros sistemas CRM ou SCM, usam serviços da Web ou precisam mesclar sistemas após fusões corporativas ou cooperar efetivamente como parceiros.

 

Existem conceitos comprovados para aumentar a qualidade dos dados e implementar o gerenciamento de dados mestres. Um exemplo é o Ciclo de Qualidade de Dados (Data Quality Cycle), que muitos fornecedores de software implementaram em suas ferramentas.

 

No momento atual da tecnologia, no qual os dados estão cada vez mais emergindo como um fator de produção, há uma necessidade crescente de usar ou produzir dados de alta qualidade em novos serviços e produtos. Definir funções e responsabilidades, bem como monitorar e aperfeiçoar os processos de garantia de qualidade dentro de uma solução de software bem elaborada para qualidade de dados e gerenciamento de dados mestres, são fatores críticos de sucesso.

 

 

O que pensam os profissionais sobre Master Data Management

 

O BI Trend Monitor 2018, um estudo da consultoria alemã BARC, um centro de pesquisas aplicadas em business analytics, reflete as tendências de business intelligence e gerenciamento de dados que atualmente impulsionam o mercado de BI, a partir de uma perspectiva do usuário.

 

A fim de obter dados úteis para o estudo, a BARC perguntou a quase 2.800 usuários, consultores e fornecedores quais as suas opiniões sobre as tendências mais importantes de BI. Suas respostas revelam uma visão abrangente do futuro do BI, bem como das diferenças regionais, empresariais e específicas do setor, oferecendo uma perspectiva objetiva e atualizada sobre o mercado de business intelligence.

 

Especificamente sobre a importância do gerenciamento de dados mestres e da qualidade de dados, a pesquisa apontou o seguinte quadro: 

 

Importância do Master Data / Quality Management de "sem nehuma importância (0) a "muito importante" (10)

 

Se desejar, baixe o estudo completo (em inglês):

 

Baixe o estudo BI Trend Monitor da consultoria BARC

 

Conclusão

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

A Officeware tem sido há muito tempo fornecedora de soluções de Business Intelligence, Business Analytics, Master Data Management, Governança de Dados, Robotic Process Automation e BPM, para otimizar e transformar os processos de negócios.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, RPA, BPM, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos. 

 

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

  

eBook Integração de Dados

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados