Seis recomendações para o seu ambiente de Business Intelligence

 

Business Intelligence e Gerenciamento de Dados estão entre os tópicos mais importantes relacionados a TI no mundo dos negócios há muito tempo.

Com a digitalização como uma iniciativa estratégica primária para muitas empresas, analisar e gerenciar dados tornou-se ainda mais vital. Afinal, dados e análises estão no centro da digitalização de processos e modelos de negócios.

Apresentamos abaixo seis recomendações sobre a melhor forma de adotar as tendências mais importantes para seu ambiente de BI:  

 

 1

 Conheça as tendências do mercado

 

Empresas líderes em seus setores de atuação reconhecem que há benefícios substanciais a serem obtidos com a adoção de tendências de BI. 

 

Comece com projetos piloto, que possam mostrar o valor de novas abordagens para BI e para os dados. Se possível, tente dirigir casos de uso que incorporem departamentos e processos diferentes.

 

Além disso, abordar várias tendências ao mesmo tempo em iniciativas combinadas pode ser útil, por exemplo: disponibilizar funcionalidades de Data Discovery, BI de Autoatendimento e Integração de Dados, dedicando muita importância à qualidade de dados e ao Gerenciamento de Dados Mestres (Master Data Management) em um esforço de governança de dados.

 

 

2 

 Treine seu pessoal

 

Comece a treinar a sua equipe atual, enquanto busca no mercado de trabalho reforços com conhecimentos técnicos e analíticos. Novas tecnologias e aplicações exigem recursos e know-how específicos e o sucesso da digitalização também depende de uma abertura e cultura organizacional, para abraçar novos casos de uso de dados e análise de dados. 

 

No entanto, pessoas com as habilidades e mentalidades necessárias são difíceis de encontrar em muitas organizações. Dados todos os desenvolvimentos interessantes nos vários campos de TI, as organizações precisam investir nas habilidades necessárias para alavancar todos os novos produtos e serviços que lhes interessam.

 

 

 

3

 Preste atenção à qualidade dos dados

 

As organizações parecem saber que um dashboard bonito não vale nada se os dados mostrados são falhos. A inteligência de negócios não faz muito sentido sem iniciativas abrangentes de integração de dados e qualidade de dados, mas elas precisam ser apoiadas com o nível certo de atenção, recursos e orçamento. O apoio organizacional à qualidade dos dados através da implementação dos processos de propriedade e administração de dados é também vital.

 

 

 

4

 Esteja ciente dos desafios do Autoatendimento em BI

 

Habilitar sua comunidade de usuários de negócios com "BI de Autoatendimento" e possibilidades de relatórios, análises, descoberta de dados e visualização é uma boa ideia, desde que haja uma estrutura de governança de dados e ferramentas acordada por todos. Idealmente, os departamentos de TI ou as unidades de BI devem se alinhar de maneira muito próxima aos usuários principais e avançados de toda a organização para dar suporte à criação de um sistema de BI governado.

 

 

 

5

 Revise sua arquitetura de informações

 

As áreas de TI devem revisar a arquitetura de informações existente, para garantir que possam suportar o nível de agilidade necessário, manipular grandes volumes de dados estruturados (também em tempo real) e oferecer suporte à demanda em rápido crescimento de big data e análise avançada. Também pode ser uma boa ideia criar um laboratório de dados adjacente à fábrica de BI, para melhor apoiar abordagens exploratórias em BI, com descoberta de dados ou análise preditiva.

 

 

 

6

 Entenda os requisitos de análise de dados


Os líderes de BI precisam entender os diferentes requisitos de análise de dados em suas organizações e as possibilidades e abordagens que as ferramentas modernas oferecem. Baseadas em conjunto, visuais, em tempo real e análise preditiva não são funcionalidades separadas, mas sim complementares, que estão se tornando cada vez mais importantes.

 

A cultura de tomada de decisão de sua organização, as habilidades disponíveis e a identificação e promoção de casos de uso para mais análise de dados são aspectos fundamentais a serem considerados.

 

 

Conclusão

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

 

A Officeware tem sido há muito tempo fornecedora de soluções de Business Intelligence, Business Analytics, Master Data Management, Governança de Dados, Robotic Process Automation e BPM, para otimizar e transformar os processos de negócios.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, RPA, BPM, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

 

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

  

eBook Integração de Dados

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados