Seus dados importantes estão em Excel?

Seus Dados Importantes estão em Excel?

 

Vamos encarar o problema. Apesar de todas as reuniões e ações de evangelização que fizemos sobre a organização baseada em dados, ainda observamos um pequeno fato incômodo: a maior parte dos dados dos quais dependemos continua sendo armazenada e processada em planilhas do Excel.

 

As planilhas de cálculo permanecem tal como foram introduzidas no início dos anos 80, como um veículo de extrema conveniência. As pessoas podem relacionar os dados e as variáveis que desejam e chegar a conclusões rápidas, além dos limites das ferramentas e painéis de relatórios.

 

Uma pesquisa com gestores de dados realizada pela Information Today, Inc., descobriu que 37% disseram que as planilhas do Excel eram suas principais fontes de informação para negócios e análises.

 

Sabemos que o Excel, especialmente nas versões antigas ainda vistas em muitos computadores, tem muitas limitações, incluindo a falta de recursos colaborativos e a ausência de garantias de que os tomadores de decisão irão trabalhar com os dados mais recentes.

 

Então, como será possível quebrar, ou, pelo menos, desmamar os tomadores de decisão e outros usuários do hábito de usar o Excel para tarefas corporativas importantes?

 

 

Alterando hábitos

 

Uma maneira que está sendo tentada por muitos é a abordagem do comando de cima para baixo. Um relatório recente do Wall Street Journal observa que muitos CFO estão determinando a seus funcionários para simplesmente cortar o aplicativo.

 

Em seu lugar, eles estão tentando adotar serviços baseados em nuvem que fornecem relatórios, recursos de análises de números e funcionalidades para colaboração.

 

Tudo bem, mas isso pode levar a resultados mistos com os tais “decretos executivos”. A tentativa de proibir uma determinada ferramenta pode parecer funcionar na superfície, mas embaixo, os tomadores de decisão ainda estão usando os aplicativos que eles acham que funcionam melhor para fazer seus trabalhos. E as planilhas, sendo tão onipresentes e úteis, não vão deixar de serem utilizadas desse jeito.

 

 

Como fazer então?

 

dados em excel   Tentar banir certas coisas e empurrar outras coisas para a nuvem pode criar mais caos do que soluções. Em vez disso, a melhor abordagem é uma iniciativa de governança de dados multifacetada, que cria conscientização, educa e estabelece limites para gerenciar o que os dados eventualmente podem traduzir em transações corporativas e decisões que afetam materialmente o negócio.

 

Um esforço sólido e bem sucedido de governança de dados precisa acompanhar qualquer migração na nuvem. Tal esforço tem relação com as pessoas. Trata-se de garantir a confiança. A confiança nos dados que orientam a empresa, a confiança nas decisões e a confiança entre as pessoas que utilizam os dados.

 

Com os executivos, é preciso conversar sobre como a tecnologia pode resolver problemas reais e decidir quais movimentos fornecem o maior e mais imediato valor, seja minimizando riscos ou aproveitando oportunidades. Se uma parte da sua estratégia é usar a nuvem para permitir uma melhor integração e acesso a dados, visando uma utilização mais eficiente dos dados em toda a sua empresa, as decisões no âmbito da governança ajudam você a permanecer nesse caminho, mesmo que as prioridades sejam outras.

 

Uma sólida governança de dados reúne os stakeholders corretos e transforma as conversas sobre o papel da TI de um grande centro de custo, para um instrumento voltado a alcançar objetivos de negócios.

 

 

Sugestão

 

Você provavelmente não pode simplesmente arrancar as coisas das mãos dos usuários, mas vale a pena trabalhar com eles para ver quais são seus requisitos e criar soluções, preferivelmente menos complexas, que atendam a essas necessidades.

 

 

Conclusão

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto de integração de dados podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, BA, MDM, governança e integração de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook Integração de Dados

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados