Inove de forma colaborativa com controle de versão

Inove com controle de versão

 

Controle de versão (também conhecido como controle de revisão ou controle de origem) para DevOps e desenvolvimento de software é uma prática comum para eliminar o risco de erros manuais e permitir que as equipes trabalhem juntas para desenvolver o código.

 

No entanto, muitos analistas e desenvolvedores de BI não aproveitam os benefícios do controle de versão, quando se trata de desenvolver relatórios de análise de dados. Geralmente, os relatórios analíticos são compostos de um grupo de versões criadas individualmente, que são salvas e mescladas manualmente, como backup sem controle de origem.

 

Então, como os analistas e desenvolvedores de BI devem adotar o controle de versão e quais os desafios que essa boa prática poderia abordar?

 

Aprendendo com as melhores práticas de desenvolvimento de software

 

Uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento de software é “escreva mensagens de commit logo, frequentemente, e com indicações claras para você mesmo no futuro e para os outros”.

 

Em outras palavras, dê pequenos passos para alcançar os objetivos e escreva commits, mesmo depois de pequenos trechos de código válido, para oferecer um histórico de acompanhamento que seja fácil de seguir, com um registro detalhado. Esse histórico abrangente serve como base para decidir sobre a versão final do código. Também é importante, no caso de uma emergência, descobrir o que deu errado em comparação com as versões anteriores.

 

Aqui estão várias outras práticas recomendadas para manter o controle de versão ao desenvolver o código:

 

Escreva mensagens mais detalhadas de commit

É fácil gerar abreviações criativas. No entanto, essas abreviações precisam ter significado agora e no futuro, para você e para os outros. Escrever mensagens detalhadas de commit ajuda a fornecer informações suficientes que qualquer pessoa possa entender.

 

Mantenha a consistência nas convenções de nomenclatura de arquivos

Uma estrutura de arquivos fácil de reconhecer incentiva o trabalho em equipe e estabelece uma única base de entendimento entre os membros da equipe. Os elementos devem ser reconhecidos rapidamente, para acelerar a colaboração e eliminar o tempo que pode ser desperdiçado tentando identificar arquivos no repositório.

  

Mescle versões sem problemas

A mesclagem pode ser útil ao tentar combinar o trabalho de vários membros da equipe que desenvolveram códigos anteriormente e permite ciclos de entrega acelerados.

 

Controle de versão para analistas e desenvolvedores de BI

 

Analistas e desenvolvedores de BI enfrentam esses desafios comuns ao criar relatórios analíticos:

 

  • Coordenar o desenvolvimento, alterar fluxos de trabalho de análise corporativos e gerenciar várias versões de relatórios, especialmente com vários colaboradores, é arriscado devido à possibilidade de erro humano.
  • Ciclos de desenvolvimento e lançamentos de produção sem governança apropriada podem levar a erros na versão final.
  • A falta de processos de desenvolvimento padronizados pode causar conflitos, gargalos na colaboração e perda de tempo, devido à verificação manual.

 

Com esses desafios em mente, vamos ver como a adoção das melhores práticas de desenvolvimento de software pode melhorar sua atividade de BI e análise de dados.

 

Imagine que uma equipe formada por três analistas de negócios esteja prestes a lançar um projeto Agile, no qual as entregas rápidas e precisas são essenciais.

 

Controle de Versão

 

Embora Pedro, Maria e Paulo sejam especialistas talentosos em análise de dados e definição de metas de KPI, todos eles têm diferentes hábitos de trabalho e trabalham em diferentes partes do país. Nestas circunstâncias, é ainda mais importante alinhar as suas versões de forma transparente e consistente, integrando as melhores práticas de controle de versões na sua rotina diária, incluindo:

 

  • Regras para produção;
  • Restauração de implantações de missão crítica na produção;
  • Acompanhamento e coordenação de alterações por autores de modelos de relatórios;
  • Reunir o trabalho de forma eficiente.

 

Ao adotar essas práticas recomendadas, os analistas e desenvolvedores de BI podem obter vários benefícios de negócio:

 

Entrega rápida de relatórios de qualidade através de uma melhor colaboração

Com o rastreamento de histórico, a geração de logs alterados e a comparação detalhada de relatórios, vários desenvolvedores de BI podem trabalhar no mesmo relatório ao mesmo tempo. Com esse tipo de colaboração, os clientes podem receber um relatório de qualidade em um ritmo acelerado.

 

Ideias resguardadas e eliminação de erros humanos

Com a capacidade de restaurar versões anteriores, os usuários podem debater e experimentar ideias com segurança durante a criação de dashboards. Os desenvolvedores de BI e de análise de dados podem eliminar erros humanos que custam tempo e dinheiro, adotando o controle de versão.

 

Trabalho em equipe melhorado, em diferentes locais e fusos horários

Mesclar versões desenvolvidas de forma independente de um relatório analítico pode ser arriscado. Com o controle de versão, todas as alterações são rastreadas e os usuários podem compartilhar e editar o mesmo documento ao mesmo tempo. Por fim, o controle de versão leva a colaboração para um nível acima e aumenta a eficiência do trabalho em diferentes locais e fusos horários.

 

Esses são apenas alguns dos benefícios que os analistas e desenvolvedores de BI podem aproveitar ao adotar uma prática recomendada de desenvolvimento de software como o controle de versão.

 

Tem um projeto em mente?

 

Os desafios para estruturação e execução do seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

A Officeware tem sido há muito tempo fornecedora de soluções de Business Intelligence, Business Analytics, Master Data Management, Governança de Dados, Robotic Process Automation e BPM, para otimizar e transformar os processos de negócios.

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a BI, RPA, BPM, BA, MDM e governança de dados e saiba como as organizações estão se beneficiando com esses recursos.

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook Integração de Dados

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados