Como saber se é o momento de investir em um software para Governança de Dados?

Custo Benefício de um programa de Governança de Dados

 

Existem muitas etapas envolvidas na compra de soluções de governança de dados. Obviamente, obter aprovação e financiamento para uma compra e, em seguida, avaliar produtos são os principais pontos, mas justificar a necessidade do software é o primeiro passo.

 

Parte desse processo inclui compreender o que você precisa que a tecnologia faça, pois há uma ampla gama de funcionalidades no âmbito das ferramentas de governança de dados. Também é imperativo que você garanta que sua organização esteja pronta para uma ferramenta de governança. Se não for, o software que você comprará provavelmente se tornará shelfware (ficará na prateleira..).

 

Vamos primeiro dar uma olhada em alguns cenários diferentes, onde essas ferramentas são frequentemente usadas. Se a sua empresa se identifica com qualquer um dos exemplos de casos de uso a seguir, você está pronto para aquisição de um software de governança de dados.

 

Sua organização está em uma indústria altamente regulamentada. A maioria dos programas de governança de dados nos últimos anos foi iniciada devido ao aumento da supervisão regulatória, o que cria a necessidade de estabelecer uma supervisão formal e auditável dos dados internamente. Uma organização nesta posição deve estar olhando para melhor gerenciar dados regulamentados e rastrear seu uso e precisão, a fim de evitar problemas de conformidade e reduzir os custos de esforços de conformidade. Portanto, as políticas de governança precisam ser definidas e os programas devem ser estabelecidos. A motivação para a regulamentação também implica na necessidade de instaurar processos e controles de fluxo de trabalho.

 

Além disso, a documentação da linhagem de dados é necessária e, muitas vezes, as organizações precisam desenvolver glossários de elementos de dados críticos que são regulamentados - saber onde encontrar documentos ajuda a reduzir as despesas de descoberta de dados relacionados à conformidade. Avaliadas como um todo, essas várias necessidades tocam em todas as três categorias de software de governança de dados: ferramentas de gerenciamento de programas e políticas, ferramentas de qualidade de dados e ferramentas que suportam funções tradicionais de gerenciamento de dados. Se o seu programa de gestão de dados está sendo conduzido por requisitos de conformidade, você pode ter certeza de que sua empresa é um bom ajuste para as ferramentas de governança.

 

Sua organização precisa criar uma "cópia dourada" dos dados mestres. Existem vários cenários em que uma organização deve consolidar todos os seus dados em uma área ou tópico-chave para alcançar um objetivo de negócios ou simplesmente para sustentar sua posição no mercado. A necessidade de tornar os dados de negócios consistentes e melhorar drasticamente muitos hábitos ruins de dados incorporados nas operações de negócios surge junto com iniciativas tais como esforços de ERP (Enterprise Resource Planning) de última geração, agilização de pesquisas e ciclos de desenvolvimento de produtos e interação de marketing mais profunda com os clientes.

 

Por exemplo, as empresas podem usar elementos de dados comumente definidos para melhorar os fluxos de trabalho de desenvolvimento e reduzir o tempo de lançamento no mercado de novos produtos. Esperamos que as melhorias na qualidade dos dados do cliente aumentem a retenção e, como resultado, a participação de mercado (market share).

 

Limpar as diferenças semânticas entre as funções de negócios leva a necessidade de definições e descrições de dados comuns, padrões, dados de linhagens e de referência. Esses esforços apontam as organizações para a qualidade dos dados e ferramentas tradicionais de gerenciamento de dados para apoiar a governança de dados, a referência e o gerenciamento de dados mestre (master data management).

 

Sua empresa utiliza análises avançadas e grandes tecnologias de dados. Parece que cada pedaço da TI intersecta de alguma forma com a análise de dados. A governança de dados não é diferente. O cenário que se aplica ao software de governança de dados é simples: apesar dos benefícios inerentes à geração atual de software de analytics avançado, a maioria das organizações descobre que não tem uma compreensão forte dos significados comuns de dados, padrões de acesso a dados, políticas adequadas de segurança ou mesmo uma forma razoável de navegar nos vários locais em que a informação está disponível para análise.

 

A governança de dados é crucial para o desenvolvimento desses aspectos de um programa de análise de dados, particularmente nas funções essenciais de governança relacionadas com as categorias de gerenciamento de dados tradicionais, como por exemplo, as definições de dados, linhagem e segurança.

 

Governanca de Dados

 

 

Você está pronto para o software de governança de dados?

 

Mesmo que você possa se identificar com os casos de uso acima, também deve garantir que sua organização esteja pronta para usar uma ferramenta de governança de dados, pois a rapidez e a disponibilidade são fatores importantes no processo de tomada de decisão e no sucesso de um programa de governança de dados. Muitas vezes, as ferramentas são adquiridas bem antes de serem necessárias, ou a organização não está preparada para implantar com sucesso o software que compra.

 

Você deve avaliar: Por que a ferramenta é necessária? Quais são os motivadores de negócios da compra planejada? Além da implantação, você está preparado para o treinamento, suporte ao usuário final e o monitoramento do uso da ferramenta? Embora muitos componentes de um programa de governança de dados evoluam ao longo do tempo, vários preparativos precisam ser feitos antes da aquisição da ferramenta.

 

Outro aspecto importante da disponibilidade para comprar ferramentas de governança de dados é estar bem ciente e informado dos requisitos de funcionalidade interna e dos recursos oferecidos por diferentes fornecedores de governança de dados. Os vendedores são muitas vezes criticados por seus produtos que carecem de funcionalidades que eles nunca pretenderam apoiar, em primeiro lugar, porque são abrangidas por outras ferramentas ou não fazem parte das funções de governança de dados fornecidos pelo fornecedor.

 

 

Conclusão

 

Escolher uma ferramenta de governança de dados é um processo multidimensional, pois não existe atalho simples para encaixar as necessidades às funcionalidades. Somente depois que você entender como a solução será usada e o valor que você deseja extrair dela é que você pode examinar as várias categorias de ferramentas que podem atender a essas necessidades.

 

Os desafios para estruturação e execução de seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados