O que é MDM?

Master Data Management


"Gerenciamento de dados mestres (MDM - Master Data Management) é uma metodologia que identifica as informações mais importantes dentro de uma organização e cria uma fonte unificada e confiável para embasar os processos de negócios".

O MDM envolve uma série de soluções de tecnologia, incluindo integração e qualidade de dados e gerenciamento de processos de negócios (BPM - Business Process Management). Ele oferece:

 

 Uma única visão dos dados – A criação de uma única visão oficial dos dados críticos aos negócios a partir de informações díspares, duplicadas e conflitantes permite que você veja, por exemplo, que Beto Bernardes e Roberto Bernardes são a mesma pessoa.

 

Uma visão de 360 ​​graus dos relacionamentos – As regras de negócios permitem identificar os relacionamentos entre os dados. Assim, é possível combinar os dados que mostram que Roberto Bernardes tem uma moto Yamaha e que ele a comprou em uma concessionária em São Paulo.

 

Uma visão completa de todas as interações – A integração das transações e das interações sociais que ocorreram com um produto, cliente, parceiro de canal ou outro elemento de dados proporciona uma visão completa de determinado cliente.

 

Diagrama de MDM 

 Os dados do cliente, por exemplo, podem ser coletados por meio de múltiplos canais, aplicativos front-end, como entrada de pedidos ou reservas, transações off-line, como pesquisas ou outros meios eletrônicos. Para criar um registro "crítico" ou mestre de dados do cliente, esses dados devem ser validados, combinados e mesclados com dados de clientes existentes, para garantir que não sejam gerados em duplicata e sejam enriquecidos com novos dados adicionais disponíveis.

O que afeta?

 

Sem uma solução MDM implementada, a lógica de validação, correspondência, mesclagem e enriquecimento de dados não é centralizada ou padronizada ao longo dos processos de negócios, resultando em fragmentação de dados e inconsistências. Isso tem sérios impactos nos negócios: incapacidade de obter uma visão 360 graus de um cliente, incapacidade de obter um único registro mestre de um cliente, incapacidade de determinar todas as transações realizadas por um cliente, etc.

 

Vendas e Marketing, Gestão de Receitas, Finanças, Planejamento e Contabilidade, Sistemas Corporativos, Gerenciamento de Produtos e Recursos Humanos são algumas das áreas que são afetadas pela falta de dados mestres.

 

Para um profissional de dados é fácil identificar as empresas que não têm uma solução MDM, quando eu receber várias ofertas para a mesma promoção, com diferentes nomes e endereços ligeiramente diferentes ou ser bombardeado por e-mails para várias ofertas.

 

 

Um exemplo pessoal

 

Vou compartilhar um exemplo para tornar as coisas mais claras. Eu solicitei um serviço de consultoria on-line para investimento recentemente e decidi cancelá-lo depois de uma semana. O fornecedor reconheceu o meu cancelamento via e-mail, mas continuou a bombardear-me com e-mails relacionados a várias ofertas. Eu abri alguns e-mails e cliquei no botão "Cancelar inscrição", esperando que isso fosse cuidar do problema. Não. Eu continuo a receber vários e-mails por dia deles. A conclusão que posso tirar disso é que seus sistemas de pedidos e vendas e marketing não estão sincronizados com seus sistemas de gerenciamento de campanhas, um problema de MDM.

 

Tenho certeza que você passou por tais situações também e se identificou com a minha situação. É muito frustrante para um cliente, mas imagine o lado da despesa na equação para prestadores do serviço, uma vez que estão incorrendo em custos de envio, custos de processamento e custos para manter várias cópias dos mesmos dados em data warehouses.

 

A incapacidade de ter um único conjunto de dados de referência também afeta sua capacidade de analisar dados de clientes holisticamente, para obter insights sobre o valor do cliente, o seu comportamento de compras, seu perfil social, etc. Isso afeta diretamente a sua estratégia de relacionamento, cross-sell, venda, inovação de produtos, personalização, promoções direcionadas, etc.

 

 

Não deixe de ler os outros textos de nosso blog, onde abordamos vários assuntos relacionados a MDM e saiba como as organizações estão se beneficiando desse recurso.

  

Os desafios para estruturação e execução de seu projeto podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e conceituais, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento. Consulte-nos.

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens para baixar

 

eBook: A evolução do Business Intelligence para o Business Analytics"

eBook 2: Tipos de gráficos para Business Analytics 

eBook 3: Entendendo o Master Data Management

eBook 4: Governança de dados