O que fazemos Atuação ponta a ponta

A Officeware é uma empresa especializada em BPM - Gestão de Processos de Negócio, em SOA - Arquitetura Orientada a Serviços, e também em Business Analytics, a evolução do BI.

A habilidade de analisar, modelar e implementar os processos de negócio de uma forma simples permite que os mesmos tenham seus tempos de execução e custos totais reduzidos, enquanto fornece os fundamentos para uma rápida adaptação às mudanças nas formas de fazer negócio. Em essência, o conceito atual de BPM (Business Process Management), replica com o auxílio da tecnologia da informação a forma como as pessoas trabalham e interagem entre si e com os sistemas atuais da empresa, capacitando-as a gerenciarem suas atividades e prazos.

Gerenciar os processos significa ter uma visão completa de prazos, responsabilidades, regras e sistemas envolvidos na execução de um conjunto de atividades realizadas entre pessoas, entre pessoas e sistemas e entre sistemas. Portanto, é necessário se conhecer os processos de negócios de “ponta a ponta”.

A gestão de processos é composta de dois grandes momentos:

PLANEJAMENTO: onde os processos são mapeados, modelados, documentados, simulados, identificadas as regras de negócio envolvidas, prazos (SLA´s), as principais oportunidades de melhoria e os indicadores de desempenho a serem monitorados, construindo-se uma visão proposta para o processo.

EXECUÇÃO: onde os processos são desenvolvidos com ferramentas específicas de tecnologia da informação (BPM), integrados aos sistemas existentes, implantados, gerenciados e devidamente monitorados, dentro de uma perspectiva de orientação a serviços (SOA). Trata-se de uma utopia demagógica achar que os processos fluirão e serão gerenciados devidamente sem uma ferramenta que garanta a sua execução, sendo este o principal benefício oferecido por uma ferramenta de BPM. O fato de desenhar e documentar fluxos no papel e esperar que as pessoas na empresa os sigam, é um exercício comum nas empresas, porém não garante que os prazos são cumpridos, muito menos que os indicadores reais de desempenho dos processos sejam devidamente monitorados. É quase impossível controlar manualmente prazos e indicadores dos processos de negócio.